Em 2022, o Brasil registrou oficialmente 1.828 acidentes de origem elétrica, dos quais 592 resultaram em mortes, segundo dados da ABRACOPEL (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade). Mas especialistas alertam: o número real é provavelmente muito maior, devido à subnotificação. O cenário alarmante levou o SINCOMACO, entidade que representa o setor atacadista de materiais de construção e elétricos, a reagir.
Com apoio de Luciano Oliveira Comms & Consulting na concepção e execução da estratégia de comunicação, nasceu o programa “Choque Elétrico Mata!”, um movimento nacional que une empresas, sindicatos e entidades técnicas para promover conscientização, capacitação e prevenção de acidentes elétricos em obras e residências.

A campanha é estruturada em três eixos:
- Divulgação: com forte presença digital e conteúdos diários nas redes sociais;
- Instrução: com cursos, oficinas e treinamentos sobre instalações elétricas seguras;
- Eventos: incluindo premiações, reconhecimento de boas práticas e mobilizações com profissionais da área.
A ação já apresenta resultados concretos: em estados onde o programa foi implantado com mais intensidade, houve uma queda significativa no número de acidentes em apenas um ano.
Conforme diz Claudio Conz, presidente do SINCOMACO:
A quantidade de acidentes com energia elétrica, no Brasil, é alarmante, pois deve ser bem maior do que os números oficiais mostram. Se conseguirmos evitar 1 morte apenas, todo o esforço e investimento no programa ‘Choque Elétrico Mata!’ já terá valido a pena. É a coisa certa a se fazer
A união entre setor privado e entidades técnicas, com estratégia de comunicação bem definida, mostra que é possível salvar vidas com informação, mobilização e engajamento contínuo.